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  Montadoras aceleram uso de autopeças nacionais

O dólar subiu e montadoras reduzem o quanto antes a exposição ao câmbio nas importações de peças

A Nissan pretende encurtar em um ano uma das primeiras metas colocadas à sua fábrica recém-inaugurada no sul do Rio de Janeiro: elevar para 80% o índice de nacionalização – ou seja, o uso de peças locais – dos carros produzidos no local. Quando abriu as portas do parque industrial numa cerimônia de inauguração realizada em abril, a empresa anunciou que o objetivo era alcançar a marca em três anos.

A Audi, do grupo Volkswagen, anunciou durante o salão que o sedã A3, primeiro carro a ser produzido na fábrica da marca no Paraná, será equipado com motores bicombustíveis da fábrica da Volks em São Carlos (SP). A meta da Audi é alcançar 40% de peças nacionais nos veículos montados no Brasil.

No evento, a Honda confirmou a produção de um utilitário esportivo compacto, o HR-V, na fábrica de Sumaré (SP) a partir do primeiro trimestre de 2015. “Com todos os tributos cobrados na importação, o carro se tornaria inviável se não fosse produzido no Brasil”, disse Issao Mizogushi, presidente da Honda na América do Sul. A expectativa da marca japonesa é fabricar 50 mil carros por ano do novo modelo, que vai disputar um segmento que segue em crescimento, mesmo diante da crise na indústria automobilística nacional. O HR-V, que no mercado japonês chama-se Vezel, soma-se a outros três modelos já produzidos em Sumaré: Civic, City e Fit. Seu preço não foi revelado ontem.

A General Motors, por sua vez, informou ontem que o projeto de ter um novo carro compacto popular para mercados emergentes segue em desenvolvimento. Mas, caso o plano receba sinal verde da matriz nos Estados Unidos, a decisão é produzir o veículo no Brasil. A informação, dada pelo presidente da montadora na América do Sul, Jaime Ardila, representa uma mudança em relação ao discurso de que o projeto vinha sendo disputado entre o Brasil e outros dois países. “É uma questão de produto e não de onde ele vai ser produzido”, disse Ardila durante conversa com jornalistas. “Não vemos um cenário em que esse carro não seja feito no Brasil se decidirmos produzi-lo”, afirmou. (VE)

Fonte: Abifa.org.br



 
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